quinta-feira, 7 de julho de 2011

Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas [Resenha]

Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas


Nota: 3,5
Título Original: Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides
Ano: 2011
Direção: Rob Marshall
Roteiro: Ted Elliott e Terry Rossio
Elenco: Johnny Depp, Penelope Cruz, Geoffrey Rush, Ian McShane, Kevin McNally, Sam Claflin, Astrid Bergés-Frisbey, Stephen Graham, Keith Richards, Richard Griffiths, Oscar Jaenada


Piratas do Caribe é uma franquia interessante. Ela foi criada inspirada em um brinquedo dos parques da Disney, e ainda assim se tornou uma das maiores franquias cinematográficas dos últimos tempos. E Quem assistiu ao filme anterior a esse, sabe que ele deu um gancho pra uma continuação, e é exatamente esse gancho que é usado aqui.

É isso mesmo: Jack Sparrow está atrás da Fonte da Juventude. E não só ele: o Famoso pirata Barba Negra também, e até mesmo a coroa espanhola e a coroa inglesa.

O filme usa a mesma fórmula dos seus antecessores: ação e aventura regada a muito humor (que está presente já na primeira cena em que Sparrow aparece), mas difere em uma coisa deles: neste filme, Jack é o protagonista, e não Elizabeth e Will.

 Além de Jack, muito poucos personagens dos filmes anteriores aparecem (sendo o mais importante na trama, depois dele claro, o Barbossa ), fazendo com que os coadjuvantes sejam em sua maioria personagens novos, como Angelica (Penelope Cruz) que é o par romântico dele no filme.

Outra coisa que merece ser citada aqui é aparição de sereias nesse novo filme. Sinceramente, numa franquia em que o tema principal são os piratas, e o mar, não podia faltar sereias. Acho muito bem-vindo, ainda mais por que elas têm um papel fundamental na trama!

Embora o filme tenha apresentado coisas que me agradaram (como o já citado “Pack” Ação + Aventura + Humor), ele tem alguns clichês bem fortes. Como aquele missionário se apaixonar pela sereia, aquilo ficou na cara desde a primeira vez que eles se viram. Além disso, também achei o final muito previsível.

O filme acerta em por Jack Sparrow como personagem principal e, mais uma vez, a ótima atuação de Johnny Depp nos faz simpatizar e torcer por ele. E isso combinada com a trama, que mistura ação e humor, rende muita diversão ao longo do filme. Mas a quantidade de clichês faz com que a história se torne muito previsível. No mais, eu gostei do filme, e que venha o próximo (e com certeza virá, é uma franquia muito rentável).

0 comentários:

Postar um comentário