quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dez Músicas que o João Víctor indica

Hoje é o dia Mundial do Rock. Eu não podia deixar esse fato passar em branco, e pra comemorar eu tive a ideia de fazer esse post. 

E essas são músicas que eu realmente recomendo, todas elas são importantes pra mim. Aqui tem músicas que vão desde o Hard Rock ao Trash, e Power Metal.

Eu usei como regra não poder ter bandas repetidas (senão, seriam 70% da lista seriam músicas do Metallica). E também quero avisar que isso não é um Top 10, ou algo do tipo, só músicas que eu recomendo, não estão rankeadas.

Sentem, assistam os vídeos, curtam as músicas e comemorem o Dia Mudial do Rock.

1- One - Metallica



Bem, a música de Metallica nessa lista podia ser Master of Puppets, All Nightmare Long, Enter Sandman, entre outras mais "pesadas". Mas é isso mesmo, eu escolhi uma balada. Se você ainda se questiona porque, eu lhe dou alguns motivos.

Primeiro: O Metallica componhe as melhores baladas que já ouvi. Segundo: One é uma música muito especial pra mim. Não sei o motivo, mas toda vez que a escuto, eu fico reflexivo, escudando, como se não estivesse no local.

Ela começa bem lenta, com um riff que consegue transmitir a angústia, o medo, e desespero do soldado que perdeu tudo na guerra, aquele sobre quem a letra fala. Depois vai ficando mais pesada lá pro final, e termina num solo muito bom. E com certeza a letra, que já citei, é uma das melhores do Metallica.

2- Washington Is Next! - Megadeth 




Mustaine é um cara que admiro. Tanto como pessoa como músico. Ele um ótimo compositor, e a maioria das letras dele fala sobre pólitica, e pelo nome de Washington Is Next!, você já deve ter percebido que esse é o caso dela.

E pra quem não manja muito inglês (meu caso), tem a letra em português no vídeo. Eu gosto muito dela, porque ela critica o governo americano e sua promoção a guerras ( aquela passagem "Como pode haver lógica e uma guerra biológica?" é genial).

Além disso, o riff da música é absurdamente legal e empolgante. E eu gosto muito do vocal do Mustaine nessa música. Em resumo, é minha música favorita do Megadeth.

3- Time - Angra 




Eu poderia colocar aqui Carry On, o clássico máximo da banda de Power Metal brasileira. Mas sinceramente, eu acho Time, que é do mesmo álbum, melhor.

Ela começa bem lenta, mas depois vai ficando mais rápida, e o riff se modifica no refrão, realmente a parte técnica do Angra é muito boa.

E claro, os vocais do André Matos nessa música são muito bons.

4- The Final Countdown - Europe



Porque essa música está aqui? Simples porque é um clássico. Seu riff é um dos mais famosos da história do Rock. Além disso, seu solo é muito bom.

5- Livin' On A Prayer - Bon Jovi





Essa é de longe, minha música favorita da banda. Ela começa com  técnica da "Guitarra Falada", em que o cara faz o som da guitrra com sua própria voz.

O Bon Jovi faz uma ótima interpretação vocal nessa música, fazendo com que ela se torne uma daquelas em que temos vontade de cantar junto quando escutamos.

6- Thunderstruck - AC/DC



Cara, essa foi a primeira música do AC/DC que eu ouvi . Ela me incentivou a ir trás de mais músicas deles, assim conheci Back In Black  e T.N.T, por exemplo.

Aquele coro "Thunder, thunder, thunder, thunder" é muito legal, e seu riff é simplesmente fantástico e rápido, bem Hard Rock mesmo.

7- Carry On My Wayward Son - Kansas



Muita gente conhece essa música graças a série Supernatural, e adimito que esse é meu caso também.

Seu riff é muito bom, calmo, combina muito com os vocais e a linda letra. E por falar na letra, acredito que ela é um dos maiores motivos para a música estar em Supernatural, já que a ela combina muito com a série.

O Solo é também é bem legal, é calmo como o resto da música e tem uma passagem de piano que deixa ele bem melhor.

8- If I Could Fly - Helloween 



Junto com I Want Out, essa é a minha música favorita do Helloween.

Ela começa com uma intrudução de teclado muito boa, e se junta com um riff que me passa uma sensação interessante, principalmente se levarmos em conta a letra linda, que fala de alguém quer "voar como o rei do céu".

9- Sweet Child O' Mine - Guns N' Roses





Absolutamente clássica. Divide com Welcome To The Jungle o posto de melhor música do Guns N' Roses.

 Tem ótimo riff e um solo melhor ainda, obra do Slash, claro.

10- Stargazer - Rainbow



Essa é uma música que demonstra uma das grandes marcas do Dio: compor letras contando histórias medievais.

A música tem um ótimo riff (cortesia do Blackmore) e um clima épico que se encaixa na letra. E acho que é pleonasmo dizer que o vocal de Dio está muito bom.

0 comentários:

Postar um comentário